Responsive image

Já pensou em entender quais são as suas características predominantes? Suas características da função com maior probabilidade de sucesso? O que mais te mais te motiva e o que faz aumentar a produtividade? Já pensou em entender quais são às suas atitudes mais comuns e suas possíveis limitações?

Entender as suas próprias habilidades e competências é muito importante para se destacar no mercado de trabalho, pois através do diagnóstico DISC você passará a ter conhecimento sobre quais são os pontos de melhoria e os pontos de destaque.

Faça a sua análise de características comportamentais entre 7 a 15 minutos.

Introdução

As pessoas são diferentes e essas diferenças fazem com que cada ser humano tenha sua forma única de ver o mundo, lidar com situações, emoções e interagir em sociedade.

Este conjunto de características individuais é conhecido como Perfil Comportamental. Na prática, isto representa a atitude desta pessoa perante a vida. Como sabemos, diferentes atitudes geram diferentes resultados, com maior ou menor sucesso dependendo da atividade.

O objetivo de fazer a avaliação das Características Comportamentais é promover o melhor alinhamento das atitudes com as características do cargo ou atividade, aumentando a probabilidade do indivíduo obter resultados positivos para a organização e para o seu desenvolvimento profissional.

Atitudes mais favoráveis ao cargo também podem ser explicadas como sendo aquelas que tornam mais fácil e rápido o desenvolvimento das competências comportamentais que farão com que o profissional tenha melhor desempenho, considerando que a competência é aquilo que o profissional de sucesso tem e que o diferencia do profissional médio. Ter de forma natural, por vocação, essas atitudes não é uma garantia de que o profissional terá estas competências comportamentais, apesar de ser mais fácil e provável que ele as tenha quando comparado a outro profissional cujas atitudes naturais sejam desfavoráveis. Metodologia DISC.

Este relatório foi elaborado com os conceitos da Metodologia DISC, desenvolvida a partir dos estudos do psicólogo William Moulton Marston (1893 – 1947) da universidade de Harvard (EUA). Marston criou o modelo de análise de Perfil Comportamental baseado em quatro fatores chamado de DISC: Dominance, Influence, Steadiness, Conscientiousness (Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade) definidos no livro “Emotions of Normal People” (Emoções das Pessoas Normais), publicado em 1928.

Desde então, outros profissionais, universidades e empresas deram sequência a esta abordagem e hoje a metodologia está disponível em mais de 70 idiomas e presente em milhares de organizações que, assim como você, estão se beneficiando com esta incrível ferramenta de análise de Características Comportamentais.

O livro “Emotions of Normal People” só foi traduzido para o português e publicado no Brasil em 2014.

Fatores DISC/DRAP

DISC é a linguagem universal do comportamento humano observável. Existem quatro fatores DISC que são interpretados como Altos ou Baixos, dependendo da sua predominância no comportamento de uma pessoa. Todas as pessoas apresentam todos os quatro fatores comportamentais em diferentes graus de intensidade. Alto não é melhor que Baixo, é apenas diferente.

É importante conhecer o que significa cada Fator Alto e Baixo para poder analisar corretamente os gráficos, porém não se deve avaliar o comportamento de uma pessoa a partir de apenas um fator isoladamente. As características comportamentais de cada pessoa devem ser analisadas levando em conta a combinação dos 4 Fatores DISC/DRAP e avaliando sua adequação em relação ao cargo ou atividade.

Os fatores DISC/DRAP indicam:

  • D - Dominância Desafios - como a pessoa reage frente aos problemas e desafios.
  • I - Influência Relacionamentos - como a pessoa influencia os outros pelo seu ponto de vista.
  • S - Estabilidade Ambiente - como a pessoa reage ao seu ambiente.
  • C - Conformidade Procedimentos - como a pessoa responde às regras e procedimentos definidos por outros.

São muitas as características que fazem parte do comportamento das pessoas, mas algumas se destacam:

Responsive image

Permite representar os mais diversos perfis, sendo o comportamento interpretado a partir da combinação entre eles.

Responsive image

Intencional:
Visão + Racional

Representa a "visão racional" que a pessoa tem das características comportamentais que necessita apresentar para atender às expectativas do ambiente de trabalho. É como ela acredita que é ou como deveria ser ou ainda como gostaria de ser percebida no trabalho, sendo que esta crença, nem sempre 100% consciente, é fortemente influenciada pelo ambiente de trabalho.

Sob Pressão:
Visão + Emocional

Representa a "visão emocional" que a pessoa tem das características comportamentais que apresenta quando se sente muito pressionada no ambiente de trabalho. Convém lembrar que o que é considerado como pressão por uma pessoa não necessariamente será considerado como pressão por outras. É como ela tem vontade de se comportar, nem sempre 100% consciente, quando se sente pressionada a adotar um comportamento com o qual não se sente confortável, mesmo que alinhado com sua "visão racional". Tem raízes emocionais e pode ser influenciada pelo ambiente de trabalho, dependendo da intensidade das pressões sentidas.

Predominante

Combina características comportamentais das "visões racional e emocional" que a pessoa tem de si mesma no ambiente de trabalho, nem sempre 100% conscientes. Como as reações emocionais tendem a funcionar como um ajuste de rumo das ações racionais, a combinação das duas usualmente atenua a influência do ambiente de trabalho e costuma representar o comportamento mais frequentemente apresentado pela pessoa. É o gráfico que costuma variar menos com o tempo, sendo por este razão conhecido como estilo ou comportamento preferido no trabalho.

Criar meu perfil DISC